top of page

HISTÓRIA DO SEMINÁRIO DE WIGRATZBAD

"Se permanecerdes perto de Cristo, com Cristo e em Cristo, produzireis muito fruto, como Ele prometeu. Não fostes vós que o escolheste  - mas Ele escolheu a vós

Eis o segredo da vossa vocação e da vossa missão!"

Papa Bento XVI, 19 de agosto de 2005, Discurso aos seminaristas

O SEMINÁRIO DE WIGRATZBAD

A Fraternidade Sacerdotal de São Pedro conta ainda com dois seminários internacionais para a formação dos futuros padres: um europeu, o seminário de São Pedro, em Wigratzbad (Alemanha), onde o ensino é dado em duas secções linguísticas (francês ou alemão); e outro americano, o seminário de Nossa Senhora de Guadalupe, em Denton (EUA), onde os cursos são dados em inglês. 

A vida comunitária multicultural constitui uma oportunidade única de enriquecimento mútuo, e o ambiente espiritual de Wigratzbad permite o recolhimento ideal à relação com Deus. De facto, o seminário encontra-se num santuário mariano, numa área pitoresca da Baviera, aos pés dos montes Alpinos, perto da fronteira com a Áustria e a Suíça, constituindo uma espécie de oásis espiritual e natural.

O Seminário Internacional de São Pedro em Wigratzbad não é só o primeiro seminário da Fraternidade, mas também a sua primeira casa canonicamente erigida. O seu estabelecimento veio responder às aspirações há muito presentes no santuário. De facto, Wigratzbad, tem sido um importante local de peregrinação, depois dos eventos sobrenaturais que uma jovem chamada Antonie Rädler viveu a partir de 1936. Ela estava convencida de que no futuro seria estabelecido em Wigratzbad um centro de formação sacerdotal de carácter internacional.

Peregrinos de todo o mundo veneram Nossa Senhora segundo a evocação de "Imaculada Conceição, Mãe da Vitória", que Antonie Rädler terá ouvido de uma multidão de anjos em coro. 

Escreve o sacerdote diretor espiritual da vidente que: “Quem poderá censurar-nos de desejar e rezar par que um dia um seminário Maior aqui seja fundado, no qual serão formados sacerdotes totalmente dedicados a Maria e a Jesus, ao Santíssimo Sacramento, e devorados de um zelo incansável pelas almas?”. Este deseja viu-se realizado quando, em Agosto de 1988, o Bispo de Augsburg, Joseph Stimpfle concordou com a fundação do primeiro seminário da FSSP. 

Actualmente, mais de 180 jovens, provenientes de dos mais diversos pontos do mundo, preparam-se para o sacerdócio, e o seminário europeu conta já com 8 seminaristas portugueses.  

A formação espiritual e intelectual é a base de preparação dos sacerdotes para um ministério fecundo. De acordo com as recomendações reiteradas dos papas, pelos concílios, pelo Código de direito canónico, e com aprovação da Santa Sé, a FSSP propõe uma formação filosófica e teológica tomista, segundo o modelo tradicional de seminário, capaz de responder aos desafios dos nossos dias, tanto no campo cultural como social e doutrinal.

"Quando um filho deixa o lar para obedecer à vocação, Jesus ocupa o seu lugar na família"

S. João Bosco

bottom of page